É a cirurgia plástica que visa através da colocação de implantes na parte posterior da perna assegurando uma projeção da parte lateral e posterior da perna, promovendo, assim, ao paciente um remodelamento mais harmônico das pernas.

• QUANDO A PRÓTESE DE PANTURRILHA É INDICADA

As indicações para as próteses de panturrilha podem ser estéticas ou reparadoras. As cirurgias congênitas em geral decorrem da atrofia unilateral da panturrilha. Porém, sem dúvida, a maior indicação é a estética onde a não aceitação de hipoplasias discretas, sem etiologia conhecida, é o principal motivo da consulta.

• HOSPITALIZAÇÃO, TEMPO DE CIRURGIA E ANESTESIA

A internação pode ser feita horas antes da cirurgia. O tempo de permanência no hospital é de 24 horas. Durante esse período não há nenhuma restrição quanto á alimentação.

O tempo da cirurgia varia entre 2 e 3 horas. Deve-se sempre ser considerada um tempo maior de permanência no centro cirúrgico em função do período que antecede a cirurgia para preparação do campo operatório e a anestesia, bem como, do período de recuperação pós-anestésica.

A anestesia pode ser peridural sob sedação ou geral. Há sempre controle das condições clínicas com monitores, isto é, aparelhos que registram ininterruptamente pulso e pressão sanguínea, eletrocardiograma e as condições gasosas, permitindo a avaliação geral do estado geral do paciente. O anestesista permanecerá na sala durante todo o tempo em que durar a cirurgia e a anestesia. O anestesista é responsável pelo monitoramento durante todo o tempo em que o paciente permanecer no centro cirúrgico.

• CIRURGIA E CICATRIZES

A marcação cirúrgica é realizada no dia que antecede a cirurgia. A incisão é feita na dobra posterior do joelho.
  • PÓS-OPERATÓRIO

1. No dia seguinte á cirurgia o paciente recebe alta e é orientado a caminhar.
    2. Recomenda-se o uso alternado de sapatos de salto alto com sapatos esportivos a fim de que haja melhor acomodação do implante perante as diferentes condições de marcha.
    3. Não é necessário o uso de meias compressivas ou curativos contensores.
    4. Caso ocorra edema orienta-se a elevação dos membros inferiores
    5. Não há restrições físicas após a recuperação que dura cerca de dois meses. Atividades esportivas devem ser evitadas por 8 semanas ou de acordo com orientação médica.
    6. Orienta-se o retorno as atividades de trabalho desde que não exijam grandes esforços físicos após uma semana da cirurgia.

• COMPLICAÇÕES

Entre as complicações que podem ocorrer depois da implantação das próteses de panturrilha estão hematoma, seroma, infecção, alteração da cicatrização, trombose, extrusão da prótese. Qualquer que seja o tipo de complicação, é importante ter calma e compreensão confiando ao médico a responsabilidade da solução do problema. O surgimento de alguns dos problemas mencionados faz parte do chamado “risco calculado” que se aplica a qualquer tipo de cirurgia e outros atos que normalmente nos envolvemos. Sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados.