A ginecomastia é uma alteração benigna, caracterizada pelo aumento da mama masculina, podendo ser assimétrica ou não, causado pela proliferação glandular e deposição de gordura, ela causa grande desconforto ao paciente, prejuízo emocional, levando alguns pacientes ao isolamento social, em especial quando acontece durante a adolescência.

A GINECOMASTIA é comum e ocorre em três picos de idade, são eles: adolescentes, adultos e na velhice.

A origem do quadro pode ser atribuída a fatores fisiológicos, tumores ou disfunções endócrinas, doenças não endócrinas, uso de drogas ou causas idiopáticas.

A avaliação do paciente deve contemplar a confirmação da ginecomastia, definir a causa, e estratificar qual grau de ginecomastia o paciente apresenta.

A classificação do grau é importante pois é ela que norteia o tratamento da condição.

O tratamento da ginecomastia é uma das cirurgias estéticas mais comuns realizadas em homens.

Algumas causas de ginecomastia :

• bebês ( hormônios maternos)
  • adolescentes ( altos níveis de estrógenos)
  • Idosos ( declínio nos níveis de testosterona )
  • Hipogonadismo ( alteração glandular)
  • Síndromes
  • Ausência de testículos
  • Câncer de testículos
  • Uso de hormônios
  • Uso de medicações: (espironolactona, diuréticos tiazídicos, finasterida, cimetidina)
  • Esteróides anabolizantes
  • Tratamento com estrógenos
  • Uso de drogas ( maconha e heroína)

TENHO GINECOMASTIA, MEU RISCO PARA CÂNCER DE MAMA É AUMENTADO?

A presença de ginecomastia não é fator de risco para o câncer de mama masculino, e o paciente deve manter seus cuidados como os demais pacientes .

COMO É REALIZADA A CIRURGIA DE GINECOMASTIA ?

O tratamento da ginecomastia e o tipo de procedimento a ser realizado é decidido pelo quadro clínico apresentado pelos pacientes.

As modalidades cirúrgicas de tratamento são :

• Lipoaspiração isolada – ginecomastia exclusivamente gordurosa ( pseudoginecomastia)
  • Lipoaspiração + ressecção de glândula mamária _ a ressecção da glândula é realizada por meio de uma incisão em meia lua na aréola.
  • Lipoaspiração + ressecção de glândula + ressecção de pele ( indicada para casos mais graves em pacientes que apresentam maior flacidez de pele.

QUAL A ANESTESIA USADA NA CIRURGIA DE GINECOMASTIA?

A anestesia pode variar, entre : anestesia local e sedação e anestesia geral

EM QUANTO TEMPO TEREI O RESULTADO DEFINITIVO APÓS A GINECOMASTIA?

Após o terceiro mês há melhora de hematomas ( equimoses) e do inchaço.

COMO É O PÓS OPERATÓRIO DO PROCEDIMENTO?

Em geral o procedimento não é doloroso, mas analgésicos são prescritos de rotina.

O paciente deve usar o colete de pós operatório orientado pela equipe pelo tempo necessário.

Este procedimento também não necessita de internação hospitalar de rotina, sendo necessário em raros casos.

É recomendado ainda a realização de drenagem linfática com fisioterapeuta, ela traz a melhora e o conforto em especial nos procedimentos de lipoaspiração.

Não há necessidade de retirada de pontos

QUAL O TEMPO DO PROCEDIMENTO?

Em média 1 a 2 horas.

Na maioria dos casos o paciente retorna para casa no mesmo dia.

QUANDO É POSSÍVEL RETORNAR A ACADEMIA?

Em média 30 dias.