PEQUENOS LÁBIOS

Os pequenos lábios são os que se situam mais internamente na região íntima e não têm pelos. A labioplastia (ou ninfoplastia) é a cirurgia para diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. Além disso, pode tratar também os casos que tenham frouxidão, excesso de pele, assimetria, enrugamento ou coloração escurecida.

  • INDICAÇÕES

    Este tipo de cirurgia é recomendada para mulheres que tenham os pequenos lábios desproporcionais ao corpo, maiores do que os grandes lábios. E que, por isso, sintam desconforto ou constrangimento na vida íntima ou ao usar roupas justas como, por exemplo, as de academia, de banho, na praia ou na piscina.

    Algumas mulheres podem apresentar o aumento dos pequenos lábios e não se incomodar com isso, sendo assim o tratamento só deve ser realizado quando isso gera desconforto e transtorno, não havendo tamanho ou mesmo formatos “ideais”.

  • CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS

    A consulta pré-operatória é primordial para estabelecimento de confiança entre médico e paciente e para a avaliação do caso.
    Além disso, a cirurgia deve ser programada para uma data logo após o período menstrual para facilitar os cuidados e, assim, evitar intercorrências. Exames pré operatórios e avaliação de cardiologista devem ser realizados.
  • COMO É FEITA A CIRURGIA?

    A cirurgia é realizada mediante anestesia local e sedação em ambiente hospitalar de preferência.

    A realização do procedimento em clínica deve ser individualizada e discutida com seu médico.

    O procedimento é simples, realizado o tratamento a paciente fica com pontos que serão eliminados em alguns dias pelo próprio organismo.

    Em geral, a alta é dada no mesmo dia.

    O procedimento de ninfoplastia pode ser combinado com outras cirurgias, caso não haja nenhuma contra indicação.

  • CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS

    O pós-operatório, ao contrário do que se pensa, não é doloroso e, caso haja desconforto, pode ser resolvido com analgésicos comuns. É normal que ocorra algum inchaço que vai diminuindo ao longo do tempo de recuperação.

    A maior atenção deve ser dada ao vestuário que será usado em pós operatório, deve dar preferência a roupas íntimas mais largas e de algodão, e ainda evitar as mais justas como calças jeans, shorts apertados.

    Deve ser evitada a relação sexual por em média 30 dias, e banhos de piscina e mar por 15 dias.