É a cirurgia plástica que tem como objetivo melhorar o contorno dos braços através da remoção do excedente de gordura e flacidez de pele conjuntamente.

• QUEM É CANDIDATO A BRAQUEOPLASTIA

Pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele na região dos braços. As causas para a flacidez e excesso de pele são genéticas, grandes perdas ponderais etc.

• HOSPITALIZAÇÃO, TEMPO DE CIRURGIA E ANESTESIA

A internação pode ser feita horas antes da cirurgia. O tempo de permanência no hospital é de 24 horas. Durante esse período não há nenhuma restrição quanto á alimentação.

O tempo da cirurgia varia entre 2 e 3 horas. Deve-se sempre ser considerada um tempo maior de permanência no centro cirúrgico em função do período que antecede a cirurgia para preparação do campo operatório e a anestesia, bem como, do período de recuperação pós-anestésica.

A anestesia pode ser local com sedação ou geral. Há sempre controle das condições clínicas com monitores, isto é, aparelhos que registram ininterruptamente pulso e pressão sanguínea, eletrocardiograma e as condições gasosas, permitindo a avaliação geral do estado geral do paciente. O anestesista permanecerá na sala durante todo o tempo em que durar a cirurgia e a anestesia. O anestesista é responsável pelo monitoramento durante todo o tempo em que o paciente permanecer no centro cirúrgico.

• CIRURGIA E CICATRIZES

A marcação cirúrgica é realizada no dia que antecede a cirurgia. A incisão é feita no ponto mais inferior do braço. A extensão das cicatrizes depende do grau de flacidez e de excesso de pele de cada pessoa. Geralmente, as cicatrizes ficam somente localizadas na axila ou estendendo-se para baixo do braço. Consegue-se visualizar a cicatriz quando se levanta os braços.
  • PÓS-OPERATÓRIO

1. Os resultados são permanentes, mas podem ser alterados caso o paciente tenha ganho de peso.
    2. Os braços devem ser mantidos elevados em posição ligeiramente flexionada por cerca de 3 semanas.
    3. É necessário o uso de malha elástica compressiva no pós-operatório.
    4. O dreno será retirado logo que haja diminuição do volume drenado
    5. O paciente deve evitar levantar os braços abertos nas primeiras semanas após a cirurgia
    6. Orienta-se a realização de drenagem linfática
    7. Não há restrições físicas após a recuperação que dura cerca de dois meses. Atividades esportivas devem ser evitadas por 8 semanas ou de acordo com orientação médica.
    8. Orienta-se o retorno as atividades de trabalho desde que não exijam grandes esforços físicos após 15 dias.
  • COMPLICAÇÕES

Entre as complicações que podem ocorrer depois das braqueoplastias estão, as deiscências de feridas, seromas, linfocele\linfedema, incapacidade de fechar o braço, infecções, sangramento, compressões nervosas e perda sensorial. Qualquer que seja o tipo de complicação é importante ter calma e compreensão confiando ao médico a responsabilidade da solução do problema. O surgimento de alguns dos problemas mencionados faz parte do chamado “risco calculado” que se aplica a qualquer tipo de cirurgia e outros atos que normalmente nos envolvemos. Sua ocorrência, felizmente, não é frequente e não costuma comprometer os resultados.